Escola vai ao campo com software livre
Uma atividade cibernética digna de nota aconteceu na biblioteca comunitária da Agrovila CAIC, cidade de Porto Feliz, São Paulo.
Era outubro de 2020 e as escolas aprendiam a conviver com a pandemia e retomar atividades.
Aproveitando o momentos de experimentações digitais, ações foram desenvolvidas com alunos de escolas públicas e comunidade, convidados pelo professor Humberto Vital. Estas atividades são experiências digitais faça-você-mesmo, apoiadas pela equipe WaterOps no que hoje chamamos de Projeto HubVital.
Ainda em tempos finais de pandemia, as tarefas foram realizadas digital e presencialmente, e a utilidade prática que buscamos é de um dispositivo emissor de wifi que possa ser colocado na biblioteca, para que os alunos acessem as aulas, digitalizadas, sem a necessidade de internet.
Para isso, usamos como base uma instalação do LibraryBox em um roteador MR3020 que necessita de energia elétrica, onde os jovens puderam publicar suas páginas web customizadas, com o tema de acordo com as atividades escolares.
Também foi criado a documentação de um roteiro de como acessar a Sapiens Machina, nome dado ao dispositivo da equipe R2D2.
Mais novidades em breve no https://culturaporto.org.br
Os objetivos formais da ação
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. (Competência Geral nº 2 BNCC – Pensamento científico, crítico e criativo)
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