Como fazer projeções de mudanças no clima

Quer saber as projeções climáticas dos próximos anos do local onde você mora com uma alta resolução? Isso com certeza vai impactar a sua relação com o ambiente onde vive, há muita coisa a ser feita!

Resultado da união de organizações através do Programa Políticas sobre Mudança do Clima (PoMuC), a plataforma PROJETA (Projeções de mudanças do clima para a América do Sul regionalizadas pelo Modelo Eta) está no ar para testes, de acordo com mensagem enviada por email durante este mês pelo pesquisador Jorge Luís Gomes.

A plataforma disponibiliza uma base de dados de ‘downscaling’ gerado pelo Modelo Eta para toda América do Sul e América Central na resolução horizontal de 20 km, e em parte do Sudeste do Brasil na resolução de 5 km, em dois cenários de emissão dos gases de efeito estufa, RCP8.5 e RCP4.5. As Figuras 1 e 2 mostram as áreas dos dados respectivamente para as resoluções de 20 e 5 km.

Você pode acessar através do link: https://projeta.cptec.inpe.br

Fonte: Plataforma PROJETA

Com esta plataforma você pode extrair dados sobre precipitação, temperatura, evaporação, fluxos de calor, nebulosidade, pressão, índices de radiação entre  muitos, diferentes séries e possibilidades para avaliar, comparar e disponibilizar resultados que achar interessante sobre projeções climáticas regionais.

Você pode extrair dados por cidade ou ponto geográfico, além de exportar os dados em formatos diferentes e úteis. As frequências variam de 3h à diária, mensal ou anual.

Ajude nos testes

As dicas para bom uso é que deve ser realizada a extração de uma variável por vez, o sistema ainda está em testes, não se esqueça. Até o mês passado se você quisesse muitas variáveis tinha que enviar o pedido por email, então estamos em momentos de muita evolução!

Solicitações que acarretem em grandes volumes de dados devem ser fracionadas em solicitações menores, então você pode fracionar a solicitação em intervalos de tempo menores, é o que sugerem os mantenedores da Equipe PROJETA. Não abuse da plataforma e seja objetivo(a) em suas curiosidades!

Se você encontrar algum problema pode utilizar o canal Contato do site ou enviar e-mail para projeta@inpe.br.